20 May 2007

A Criação do Mundo

Miguel Torga nasceu há 100 anos. Para ser mais precisa: Adolfo Correia da Rocha nasceu no dia 12 de Agosto de 1907. Talvez por isso, ou talvez porque sinto vontade de imbuir-me mais do espírito transmontano, comecei a ler a sua "A Criação do Mundo", a sua própria história.
Até agora só tinha lido "Os Bichos", livro que classifiquei de belíssimo e cruel em simultâneo. Ali não há finais felizes, só finais reais...
Num prefácio a uma edição de "A Criação do Mundo"(em 1984), Miguel Torga escreveu: "Todos nós criamos o mundo à nossa medida. O mundo longo dos longevos e curto dos que partem prematuramente. O mundo simples dos simples e o complexo dos complicados. Criamo-lo na consciência, dando a cada acidente, facto ou comportamento a significação intelectual ou afectiva que a nossa mente ou a nossa sensibilidade consentem. E o certo é que há tantos mundos como criaturas..."

Mais sobre Miguel Torga e a sua obra

5 comments:

Anonymous said...

Bela citação :)

m:p said...

Realmente é bonita...
Ontem estive em Vila Real e entre uma reunião e outra fui ao Teatro de Vila Real onde está a decorrer uma exposição sobre a vida de Miguel Torga. Valeu a pena. Se tiverem oportunidade de dar lá um saltinho (embora creio que termine brevemente). Até documentos do arquivo da PIDE sobre MT estão expostos...

Jorge Gomes said...

Olá Marta,

Nunca se deve perder um texto do Torga! Põe na tua lista os "Contos da Montanha", ou "Vindima".

m:p said...

Olá Jorge, efectivamente já o fiz. :-)
Já trouxe para cá o "Senhor Ventura" e os "Contos da Montanha" e "Novos Contos"...
E descobri ontem que nos anos 80 ele publicou um conto escrito em norueguês! (embora pelo que li me pareceu muito estranho, algo surrealista para alguém tão "terra a terra").

m:p said...

Estou com a estranha sensação que o meu português me está a sair algo desconexo... Notam isso? :-|