10 January 2008

Donostia, a cidade nova

Para aproveitar bem os próximos meses aqui nas redondezas planeamos um conjunto de visitas de fim-de-semana. Esta primeira do ano foi a San Sebastian (Donostia, como dizem os bascos). Optamos pela viagem em autocarro, para reduzir a nossa pegada de carbono :) e sentimos que tomámos uma boa decisão, mesmo em termos de conforto.
San Sebastian é um sopro de maresia e uma ampla vista sobre o lindo azul marinho para nós, que estamos cercados por montanhas...
Caminhamos - como sempre - durante horas, tentanto percorrer todas as pequenas ruas da parte "antiga" da cidade (que na realidade é do século 19, já que San Sebastian foi ao logo da sua história vitima de mais de uma dezena de incêncios, que eliminaram quase totalmente o passado monumental da cidade. Diga-se que o edifício mais antigo é do século 16, embora San Sebastian tenha foral do século 11). Subimos ao Monte Igeldo, de onde se vê a concha na qual se encaixa a cidade, corremos as praias de uma ponta a outra e provamos as deliciosas tapas na "parte vieja"...
Esta é mais uma das cidades espanholas onde se vive o típico ambiente de "rua", neste caso todos saem a percorrer o passeio marítimo, as praias, a "parte vieja" e a boulevard. Donostia está também entrecruzada por várias ciclovias que são modestamente utilizadas. As casas - algumas monumentais - têm preços proibitívos para o bolso português e mesmo para um espanhol médio (um pequeno apartamento no centro, com 45m2, pode custar uns 380.000 euros...).
Algo muito distintivo em San Sebastian é o seu estilo arquitectónico "belle époque", com algumas zonas que poderiam perfeitamente ter saído de uma avenida de Paris.

1 comment:

Elsa Castelo said...

Que bela fotografia :)