27 August 2009

O jogo do ano

O Rummikub está a espalhar-se mais rapidamente que a Gripe A, é garantidamente muito "virulento" e desconhece-se a cura :) :)

Admito: é um objecto de desejo


Depois de dois anos de espera está a ser difícil continuar a afastar o impeto de ter uma destas maquininhas mágicas. Acho que vou prevaricar.

Bailado urbano com escavadora

Homem e máquina bruta protagonizam bailado urbano, com uma indescritível harmonia, na zona ribeirinha de Montreal.
É impossível ignorar os "sentimentos" da máquina!
Maio 2009, Festival Transamériques

O síndrome de Don Quixote

"Para bien y para mal, el rasgo de caracter distintivo de los españoles es el orgullo. El afán de ganar fama ante los demás y de ser tenidos por intrínsecamente nobles les hace acometer empresas a menudo ridículas pero alguna vez grandiosas y casi siempre inútiles. Están contagiados por don Quijote, al que Cervantes creó como una caricatura y que sus lectores han confundido con el retrato de un ideal" (Catarina de Beauregard, em carta a Voltaire, 177...).

Imagem do filme Donkey Xote

A sós

"É impossível conseguirmos ficar a sós com nós próprios. Sem entretenimentos a nossa existência pode tornar-se insuportável." (Voltaire)

I want to run away from here!




Montreal, Sheerbrooke St, Maio 2009

19 August 2009

Um retiro de reis

Um Bom Retiro para um dia quente de verão...
O Real Sitio del Buen Retiro, desenhado por Alonso Carbonell foi local de recreio real desde meados do século XVII. Foi construído por ordem de Filipe IV como segunda residência.
Felizmente para os madrileños está aberto ao público desde 1869.
No Verão quente como este recrear no Retiro não é um luxo é uma imposição!

18 August 2009

Goya pinta o rei "ousado"

Carolina de Beauregard (Condesa de Montoro), que se correspondeu assiduamente com Voltaire na segunda metade do século XVIII, apresenta assim a cidade de Madrid e os esforços do rei que foi higienicamente muito "ousado":

"El rey Carlos III que es persona bastante razonable apesar de tener la fisionomia y viveza de expresión de una oveja, intentó remediar algunas de las más notables deficiencias de la ciudad. Madrid es una villa bastante grande, de más de 150.000 habitantes y de una fealdad realmente sublime. Tiene fama de ser la ciudad más sucía, pestilente y vocinglera de Europa. (...)
Carlos III encargó las reformas de Madrid a don Francisco Sabatini.
Sabatini hizo construir alcantarillas, cloacas y excusados para 14.000 viviendas; ordenó que las basuras se colocaran en lugares determinados en lugar de arrojarse sin otros miramientos a la via pública; dispuso construir aceras con cargo a los propietários de las viviendas; prohibió el deambular por las calles de cerdos y outros animales; mandó instalar 2.000 farolas públicas (...). Tantos câmbios causaran vértigo en el buen pueblo de Madrid que se sentia feliz entre la mierda y las tinieblas. Se inició una revuelta sediciosa bastante grave encabezada por un cura y las turbas apedrearan con entusiasmo las farolas hasta no dejar una sana, amén de intentar asaltar la casa de Sabatini para castigarle por su osadia higiénica..."

Um segoviano em Nova Iorque


Do Museu de Arte Contemporânea Esteban Vicente (Segovia).
Esteban Vicente (1903-2001)

Solta-se a tampa...


O jardim das dúvidas

Livro de Fernando Savater (filósofo basco) que reúne cartas trocadas entre uma aristocrata francesa que vive em Madrid e o próprio Voltaire, na altura com 83 anos.

Este ano uma das obras mais conhecidas de Voltaire faz 250 anos (Cândido ou o Optimista).

Sabem qual é a resposta para a adivinha no papelinho em cima?

Escutar Die Zauberflöte


A Flauta Mágica é a última ópera de Mozart. Estreou em Setembro de 1791, o ano da sua morte.
A ópera mostra a filosofia da iluminação e está repleta de símbolos maçónicos.

10 August 2009

Fast forward...

31 Julho 2008, Logroño... porto, alicante, porto, mudanças, logroño, expocorvo, porto, de volta à esb, intervir, quer dizer crp-ucp, vou para a rua, não vou? nasce o meu afilhado tomáz! ginásio, spa, spa ao lado de casa...cre_porto a nascer, águeda a começar... ramonet para aena, madrid? buscar casas, casas, casas... calle constelación, barajas... guia a21 tavira...ted no ipod, madrid, porto, madrid...melhor cliente da ryanair... testes e testes das olimpíadas do ambiente...madrid: museu thyssen, circulo belas artes, filme revolutionary road... segovia: museu esteban vicente, alcazar, belíssimo aqueduto, casa museu antónio machado...madrid: caixa fórum, o pensador e os burgueses de calais, de rodin... livro "o jardim das dúvidas" (voltaire), museu rainha sofia... ted no ipod, miguel bombarda, casa de ló, casa viva, casa campo lindo para pilar, galerias de paris, ainda a expocorvo, filme gran torino, restaurante senegalês, selou, tchacry, filme abrazos rotos, café gijon, alcalá de henares, casa natal de miguel de cervantes, preparar cre_porto... emir kustirica, spa, ted no ipod, serralves, final olimpiadas do ambiente, susana luis e maria em madrid, museu rainha sofia, real jardim botânico, viagem canadá, filme queimar antes de ler, the reader, congresso RCE, uma semana por montreal e québec, jantar de verão do gea no páteo das artes, fim de semana em alicante, madrid: visitas de fim de tarde ao prado...velásquez, el greco, el bosco... a descoberta do jardim das delícias, matisse no thyssen, susana luis e maria no porto, s. joão com martelo e alho porro, rumiku, rumiku, curso de verão sobre eds, depeche mode, concerto frustrado, fim de semana em macedo de cavaleiros, feira de vila flor, azeite, festa do pão de morais, ainda a expocorvo, jantar al forno leça com cláudia, jantar de aniversário da minha joana! o tomáz está enorme e lindo! lurdes no porto, concerto na casa da música, batota no rumiku, será que iphoneo desta vez? regresso a logroño como turista... em madrid, cre_porto em cruzeiro, na família: dois bebés a caminho, está quase...de certeza que me esqueci de coisas importantes... próxima viagem?

De volta a Logroño... por um fim de semana

Este fim de semana fomos como "turistas" a Logroño. Como é possível que alguns locais tenham em nós tal efeito? De tal modo que esta Garzeta, que eu já quase dava por morta, ter sido subitamente alimentada com este post sobre o tema "Logroño"!
Um ano depois de ter deixado a cidade este pontual regresso foi muito marcante. Voltar a passear nas mesmas ruas, ir espreitar a janela do 5ºF na Paz, entrar nas lojas do costume, tomar café no faborit, tomar uns "pintxos" na Laurel, rever a Cristina e o Pablo, descer até ao Ebro...
Uma cidade onde me senti como em casa - e esse sentimento é bastante incomum em mim - mesmo um ano depois de não está lá. Que continuava a conhecer como a minha mão...
Em alguns momentos senti grande tristeza, por pensar que aquele capítulo já estava fechado. Que não iria voltar a viver em Logroño. Que não iria viver na cidade previsível. Que iria passar a ser apenas turista...