9 October 2009

Precisamos de um herói



Excerto de um discurso que fez aos alunos no início do ano escolar: "...nem os professores e os pais mais dedicados, nem as melhores escolas do mundo são capazes do que quer que seja se vocês não assumirem as vossas responsabilidades. (...) Todos vocês são bons em alguma coisa. Não há nenhum que não tenha alguma coisa a dar. E é a vocês que cabe descobrir do que se trata. É essa oportunidade que a educação vos proporciona. Talvez tenham a capacidade de ser bons escritores - suficientemente bons para escreverem livros ou artigos para jornais -, mas se não fizerem o trabalho de Inglês podem nunca vir a sabê-lo. Talvez sejam pessoas inovadoras ou inventores - quem sabe capazes de criar o próximo iPhone ou um novo medicamento ou vacina -, mas se não fizerem o projecto de Ciências podem não vir a percebê-lo. Talvez possam vir a ser mayors ou senadores, ou juízes do Supremo Tribunal, mas se não participarem nos debates dos clubes da vossa escola podem nunca vir a sabê-lo. (...) No entanto, escolham o que escolherem fazer com a vossa vida, garanto-vos que não será possível a não ser que estudem. (...) O que vocês fizerem com os vossos estudos vai decidir nada mais nada menos que o futuro do nosso país. Aquilo que aprenderem na escola agora vai decidir se enquanto país estaremos à altura dos desafios do futuro. ..."

3 comments:

beta said...

posso até estar a ser má... mas não sei porque até agora só o ouvi mmo foi falar... e não sei porquê ainda não me convenceu... mas espero que o faça brevemente...

;)

beijinhos,
beta

CRE.Porto said...

eu também acho que ele até agora fez muito pouco de visivel mas conseguiu fazer uma coisa espectacular que eventualmente nos dias que correm é o mais importante para que os resultados possam vir a acontecer: dar esperança.
acho que este nobel tem incluído esse reconhecimento.

beta said...

sim, visto por aí, até sim... e tbm vejo mudança no facto de ter ganho as eleiçoes... quer dizer que o povo norte americano está menos racista... quer dizer que está com vontade de mudar... quer dizer que acreditam...
no entanto ainda nao me convenceu... bem tudo a seu tempo... como eu disse, fico à espera que me convença ;)