9 October 2006

Benvindos à republica independente do meu escritório

Uma coisa aprendi ao fim destes anos: preciso de ter o espaço organizado muito à minha maneira para poder sentir-me "em casa" e trabalhar de forma produtiva.
Por isso a semana que passou foi um pouco esse período necessário para criar o meu "pequeno reino" cá em casa. E voilá, cá está o quarto dos neurónios em ebulição...
Escusado será dizer que é um escritório cujas peças são provenientes do expoente máximo da globalização em termos de "casa e decoração": 0 Ikea... Nada é perfeito e o meu escritório também não foge à regra, mas dada a dimensão do orçamento que tinha disponível não me posso queixar muito.
Por coincidência, um dia depois da visita ao Ikea estava a ler um semanário e saltaram dessas páginas alguns factos curiosos sobre a multinacional sueca.
Sabiam que o catálogo do Ikea tem uma tiragem muito superior a qualquer outro livro? 160 milhões de exemplares por ano! É o livro mais lido do mundo...
Há cerca de um ano o arquitecto Rem Koolhaas, que todos conhecemos pela Casa da Música, e que não é propriamente considerado um integrado, escreveu no seu livro/exposição Content a cartografia das coisas que nos tornaram uma sociedade irremediavelmente globalizada. Os armazéns Ikea surgem em quarto lugar, logo após as bases norte-americanas, o MacDonalds e os países que emitem o Big Brother...

1 comment:

m:p said...

O tapete é grande e fofinho e dá para dormir a sesta em momentos de cansaço...