9 October 2006

A cidade é uma reacção química

Esta noite estive a assistir a uma conferência sobre mobilidade sustentável na cidade de Logroño. Sem querer escrever demais - até porque muito do que foi dito já conhecemos da realidade portuguesa - queria partilhar algumas ideias chave com que o palestrante nos presenteou:
1. A cidade é uma reacção química. Podem existir no local todos os componentes mas faltar algum catalisador que inibe a reacção... Podem existir muitas pessoas e não haver cidade. podem existir muitos espaços públicos e não haver cidade.
2. Idealmente não devemos defender os "carris bici" nas cidades. Devemos é tentar promover a necessidade de se criarem os "carris coche". Isso seria o ideal: o carro ser relegado para a posição que deveria ocupar na cidade - um lugar terciário.
3. Os carros nas cidades comportam-se fisicamente da mesma forma que os gases: se comprimidos ocupam pouco espaço, se libertados expandem-se por todo o lado...
4. É realmente estranho que o nosso ideal de transporte na cidade seja uma "bola metálica de 1500 kg" com uma eficiência de 1% (esta eficiência resulta da seguinte combinação: a eficiência energética de um veículo a motor tem uma eficência energética de cerca de 20%; a eficiência de um veículo de 1,5 toneladas para transportar 60kg (uma pessoa) é de 5%).

No comments: