31 October 2006

Frank O. Gehry e a vida real

O fim de semana passado, depois de um excelente almoço e de uma boa hora de siesta – não há nada como adoptar os bons hábitos locais – toca a rumar em direcção ao local que neste momento é centrípeto na Rioja Alavesa (quer isto dizer que é a parte da Rioja vinícola que está no País Basco, na província de Álava). Eu sei, eu sei, é complicado perceber bem a organização territorial à primeira mas depois de uns anos a gente habitua-se… Bem, a pequena terra chama-se Elciego e concentram-se ai 14 adegas, entre as quais a de Marquês de Riscal. Ora exacto, é essa mesma que comprou ao Frank Gehry o "desenho" e mandou construir a “coisa lá de baixo” que já descrevi num post anterior e que teve direito de inauguração com a presença do Rei e tudo. Adiante… É muito interessante o impacte que uma obra destas tem numa pequena vila rural que poderíamos comparar a algumas das nossas aldeias em Portugal. O local virou uma romaria para todos: as elites que procuram a obra do famoso arquitecto e todo o tipo de curiosos em excursão... De camioneta, de carro, a pé, de bicicleta, as pessoas chegam de todo o lado de máquina fotográfica em riste e com a expectativa de poder estar perto da obra, levar um bocadinho para casa armazenado nos pixeis da câmara..

A minha expectativa também era grande e depois de lá estar não pude deixar de me surpreender, não com a obra em si, mas com o impacte que tem no sossego daquela (anteriormente) pacata vila e também na paisagem e ambiente da mesma.

Quem parece não se preocupar com o sossego são os hóspedes do luxuoso hotel, pois a protecção em torno deste é mais que muita. Do lado de cá das grades vemos o hotel à distância...

1 comment:

m:p said...

É mesmo sol a sério. O tempo tem estado lindo, a luz fantástica e os vinhedos estão vermelhos e as árvores de folha caduca vão do amarelo ao vermelho numa paleta indescritível.
Ontem pela primeira vez senti um friozinho. Aquele ar fresco da montanha...