4 October 2006

A minha primeira aula de pintura


Ontem foi o grande dia, do cumprimento da promessa que fui fazendo a muitos amigos ai pelo Porto: aprender a pintar.
A primeira aula foi como a primeira aula em qualquer sítio: nome, interesses, experiências passadas... Para mim foi muito fácil: marta, acrílicos, zero.
Para a semana começamos a sério: a desenhar jarrões para aprender as medidas e proporções. Depois parte-se para a primeira experiência de utilização de outros materiais ... e na semana seguinte espero não estar a desesperar por achar que nunca na vida vou saber pintar de jeito!
Escolhi propositadamente para ilustrar este texto quatro quadros de Joan Miró. Dois da fase mais inicial (nem parecem "mirós"!) e dois da sua fase mais conhecida. Reparem nas evoluções...
Vou agarrar-me com força a esta ideia de que os primeiros quadros são só experiências para me manter à tona quando eu olhar para os meus "quadros" e me parecerem apenas paletas com cores mal misturadas ou os desenhos que fiz quando tinha 5 anos... hummm... se bem que essa ideia não era nada má, já que eu adoro desenhos de crianças :-)

1 comment:

pamacedo said...

primeiro passo para uma impressionista em potência: um belo kit de acrilicos para impressionar :)