11 March 2007

De campesino a "foodball"

Tenho evitado falar de objectos de consumo na Garzeta, porque ando a buscar uma vida mais simples e menos dependente. No entanto, os que me conhecem bem sabem que nutro uma paixão por sapatos Camper. Esses objectos de desejo que se vendem aos pares seduziram-me há já alguns anos pela ousadia do assimétrico, das cores e, acima de tudo, pelo conforto. Todos os anos, em cada estação, faço uma rota pelas sapatarias onde os vendem para ver as novidades e fazer algumas provas :) . Não conhecia, no entanto, a história da empresa, apesar de saber já que é de Maiorca e que tem modelos feitos com materiais reciclados (como solas de pneu, por exemplo).
Li recentemente que a Camper nasceu em 1877, tem portanto 130 anos. Nessa altura não tinha esse nome mas produzia sapatos pelas mãos de um prodigioso artesão (Antonio Fluxà) que decidiu investir na mecanização de alguns processos. O nome Camper (que significa campesino no catalão das Baleares) surge em 1975, quando um neto de Fluxà herda a empresa. Segundo a lenda afirmou-se desde essa altura como uma empresa inovadora, criativa, ambientalmente responsável. Têm 130 lojas próprias no mundo. Recentemente abriram mais uma em Barcelona e estrearam-se em Londres, Paris e Berlim. Estas são mais que lojas, são projectos de interiorismo que a Camper desenvolveu ao criar parcerias com criativos da área do design. A loja de Berlim, por exemplo, foi concebida por uma dupla brasileira que decorou as paredes com camadas de coloridas provas da gráfica de anúncios publicitários (resíduos, portanto). Os clientes e visitantes podem rasgar as paredes para criar os seus espaços próprios.
Além dos sapatos a Camper entrou também no mercado hoteleiro com a primeira "Casa Camper" em Barcelona, no famoso bairro de Raval, e na área da restauração com os FoodBall (de construção ecológica e com comida biológica) em Barcela e Berlim.

1 comment:

Unknown said...

não consegui resistir!!!! tu sabes como eu não resisto a um par de sapatos... são aqueles "olhinhos" que dizem: "leva-me contigo" e pronto! já não há nada nem ninguém que me salve!!!
de qq forma acho que não estamos sozinhas!!! ;-)
pelo menos a jolie e imelda já fazem parte deste "nosso" grupo!!!
bjos