Ou, noutros termos, Die Sonate vom Guten Menschen...O filme alemão do director Florian Henckel-Donnersmarck vale a pena. É mais um excelente retrato sobre a RDA, à semelhança do anterior "Goodbye Lenine".
"A vida dos outros" deixa, no entanto, um sabor mais doce, talvez porque depois de mais de duas horas de tensão há um sorriso inevitável que aparece na nossa expressão no último minuto do filme... Um surpreendente sorriso.
O filme centra-se no terrível (e por vezes ridiculamente cómico) sistema de observação/controlo de cidadãos, em particular dos "artistas intelectuais", existente na antiga Alemanha de leste. Ao ver o filme acompanhamos um agente da Stasi que é destacado para observar um casal - um escritor e uma actriz - e que acaba por ligar os destinos da sua própria vida à deles.
A história está muito bem montada, os actores são excelentes (em particular o principal, o agente da Stasi, Ulrich Mühe), é muito equilibrado e tem uma bonita banda sonora. Não acho que todos os prémios obtidos em festivais de cinema tenham sido ao acaso...
Página oficial do filme (em alemão)
(na imagem: arquivos da Stasi que foram tornados públicos após a queda do Muro)
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment